De: Rubens Costa Andrade
Precisamos nos
sentir competentes sempre, meios que nos permitem estar motivados a nos
sentirmos assim precisa necessariamente produzir esse clima de harmonia consigo
mesmo o tempo todo, e isso não é nada fácil.
Não existe tarefa alguma que o seu desempenho seja pleno se você não está motivado ou está frustrado com assuntos pessoais e até mesmo assédios morais dos seus gestores, assim como também de seus próprios colegas de trabalho. Como sabemos, é bastante arriscado também o sentimento de competência sem ter tido antes uma capacitação para exercer aquela função ou tarefa, pelo outro lado, você pode ter a capacitação mas não passou para o seu superior a confiança o suficiente do quanto é tranquilo para você realizar aquela tarefa complexa, o importante também é trabalhar o modo em como você quer que as pessoas te vejam, posturas adotadas podem transmitir para terceiros o quanto você é capaz de resolver uma situação difícil, e o seu comportamento diz coisas ao seu respeito, e também dúvidas em relação as suas capacidades e limites. O Estudo da Inteligência Emocional lhe permite adquirir essas características através de avaliações do próprio comportamento, com isso, você pode se observar e alterar o seu comportamento e a sua postura diante dos fatos na medida em que eles acontecem, em tempo real, assim como também dizem os autores do QE, a capacidade que você tem de se relacionar bem com as pessoas e com isso conseguir entrosamento, participação, apoio das pessoas para realização de qualquer objetivo. É simplesmente o uso inteligente das emoções - Isto é, fazer intencionalmente com que as suas emoções trabalhem a seu favor. Isso faz você se sentir competente.
Trocar modos de “Não tenho capacidade o suficiente para assuntos complexos como esse” por “Ainda não encontrei meios eficazes para resolver esse assunto”, isto também pode te manter com sentimento de competência.
Um ponto que pesa muito, que é um potente fator para criar climas desfavoráveis são as competições desleais entre os colegas de trabalho, disputa por cargos, por salários melhores, por poder, e também por méritos, faz com que as dinâmicas de grupos não funcionem, que as informações não circulem, quando a competição é desfavorável com um ambiente também desfavorável, as rotinas funcionam como o jogo dos 8 erros, todos em busca dos erros e defeitos e não dos casos de sucessos em prol de atingir um objetivo comum. O lado inverso disso tudo é o jogo do sucesso, de colher os resultados que foram plantados e planejados, da informação bem trabalhada, no lugar de competições desleais, competições saudáveis, que só há de agregar conhecimentos, somar.
O medo do novo, você que acha que o que está fazendo está bom e que no que está dando certo não se mexe, você está certíssimo, mais cuidado, isso pode lhe proporcionar um sentimento de déficit de importância na organização, é um fator psicológico que pode fazer com que você perca o interesse pelas suas tarefas e assim diminuir a sua produtividade, ou você se demite do cargo ou a organização demite o cargo de você. Nesse caso se você teme o novo, não digo que você precisa se arriscar e mudar, largar o que está funcionando bem, não é isso, falo assim porque você precisa se auto avaliar, o que quero dizer é que se você não optar por mudar, você pode escolher meios diferentes, caminhos distintos para realizar a mesma tarefa de modos diferentes, capacitações são importantíssimas, aprenda uma coisa todos os dias, isso também te mantém competente.
Reconhecer a sua importância é fundamental, também te mantém competente, adote uma palavra que definirá o seu dia, por exemplo: Na última sexta feira, adotei em meu trabalho a palavra “Comprometimento”, utilizei esse comportamento durante o dia inteiro, hoje segunda feira a palavra foi “Reconhecimento”, não é que você precisa cobrar reconhecimento do outro, não disse isso, mais sim o seu próprio reconhecimento, de como você desempenha bem uma determinada tarefa e de como você se comporta diante de um problema complexo, a auto motivação e a auto disciplina são importantes para se manter competente, ser bem organizado também.
Ser competente não é saber tudo sobre todas as coisas, mais sim como você se comporta diante das suas tarefas complexas de cada dia e, sabedoria para buscar as fontes de como resolver, competência é saber que você não sabe de tudo e não ter receios ou vergonha para aprender o que não sabe com o próximo, ser competente é trabalhar em equipe, é modificar o modo com que as pessoas veem você para ter mais confiança, é dizer “Ainda não encontrei um meio de resolver” é buscar conhecimento, é a vontade de aprender, é repassar o conhecimento que adquiriu, ser competente é ser humilde, é ouvir quando o outro está falando, por mais que você sabe de algo, é bastante interessante se ter um ponto de vista diferente para atingir aquele objetivo comum, ser competente não é somente desempenhar bem o seu papel na organização, nada mais é do que fazer a sua parte para tentar alterar para melhor o clima organizacional, é reconhecer que os méritos pertencem ao grupo e que você está contido nele, e o grupo pela organização. Compartilhar conhecimentos, permitir que o seu colega de trabalho venha a crescer junto a você, isso sim é competência. Competência é somar conhecimentos. Competência está em você, competência é você!
E agora, você se acha competente? Você é responsável por ser.
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