quinta-feira, 20 de junho de 2013

O CORAÇÃO DAS EMPRESAS SÃO AS PESSOAS

Por: Rubens Costa Andrade



“Sem as emoções para nos orientar, o raciocínio não tem princípios nem poder”.
(Robert C. Solomon)







O modo em que as coisas são vistas na organização, o olhar para um problema e dele não fazer nada, a sensação de descaso, falta de importância para os assuntos, interpretações incorretas e avaliações injustas são fatores que impactam negativamente no ambiente organizacional.

Muitas pessoas, de acordo com pesquisas empíricas, relatam que a forma agressiva em que os profissionais são tratados pelos seus superiores, ou até mesmo colegas de trabalho, a pressão para realização das tarefas e a falta de recursos são fatores essenciais para que haja um desconforto na empresa levando deficiência aos processos.

Segundo os pesquisados, ter o colaborador como aliado aumenta o interesse pelas atividades da organização, os erros são reduzidos e promove respeito e confiança com uma relação de “ganha-ganha”, tornando satisfatório para ambos e respectivamente torna um fator potencialmente valioso para a empresa. Quando o profissional é bem tratado e possui liberdade para decidir por determinados assuntos, aumenta a produção e o interesse pelas tarefas.

As empresas acumulam climas de falsidades, falhas na comunicação, os subordinados não são ouvidos em relação ao que pensam em relação as tarefas que desempenham, existem rotinas que não são distribuídas uniformemente, ou simplesmente falta pessoal para esta divisão, acarretando em perda da qualidade na produtividade ou mesmo tarefas não são executadas por falta de gestão tempo.

Vários profissionais pesquisados, sentem-se vazios, sem perspectivas,  ambiente nada promissor por falta de um direcionamento superior, ou mesmo por tarefas repetitivas e cansativas.
A falta de um recurso humano na empresa ocasiona em baixa produtividade, desmotivação, falta de interesse pelas tarefas, ideias pouco inovadoras, ou seja, desacelera a criatividade.

Quando a gestão é autocrática, ou quando o colaborador passa por uma situação difícil no local de trabalho, o profissional sente sinais emocionais que podem se tornar físicos, como tensões musculares e problemas estomacais, ou mentais, como: preocupações, confusão mental, comportamento distraído, irritação, explosão de temperamentos, entre outros.

Muitos ainda acham que o coração das empresas são os departamentos, as funções, penso que não, que estes podem ser o pulmão, mas o coração são as pessoas.

Cuide bem do capital humano, inspire-o, dê a ele criatividade, pois este é a sua empresa.


Não permita que o seu profissional perca o interesse pelas tarefas da organização, para isso existem muitas dinâmicas, escolha uma.

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