Por: José Roberto Marques
O
trabalho em equipe nos revela algo belo que é chegar aonde sozinhos não
chegaríamos. Consiste ainda em mostrar para nós mesmos que precisamos cocriar e
estabelecer conexão uns com os outros. Estar inserido em grupo em busca de um
resultado é um relacionamento que assemelha a um conjunto de engrenagens
interligadas: os atritos são naturais, mas o importante é que a máquina
continue funcionando.
Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup,
realizada no Brasil e noutros 40 países, com cerca de 60 mil empresas, de
diferentes segmentos, para 17% dos entrevistados a: Colaboração/Trabalho, em
grupo é a competência comportamental mais relevante em um profissional, e
também a mais rara de se encontrar no mercado atualmente.
Portanto, saber trabalhar em equipe é essencial
para a sua carreira! E apesar de estarmos expostos a isso por toda a nossa
vida, em várias empresas esse tipo trabalho é prejudicado por colaboradores que
preferem trabalhar individualmente a unir suas forças e atuar em grupo.
Para te ajudar a desenvolver esta competência,
apresento duas dicas importantes para quem trabalha em equipe:
Use o bom senso – Procure sempre o bom senso em
tudo. Pense bem antes de falar e esteja pronto a ouvir o outro. E sempre que
for emitir alguma opinião, feedback que possa envolver alguma crítica aos seus
companheiros de equipe escolha bem as palavras, seja assertivo para não ferir
ninguém.
Compartilhe a responsabilidade – O trabalho em
equipe, às vezes, sofre de um fenômeno chamado “Preguiça Social”. A “Preguiça Social”
é quando membros do grupo não se esforçam ao máximo, pois têm a sensação de não
“ser tão responsável pelo resultado”. Evite este comportamento, pois a partir
do momento que você está trabalhando em grupo, não importa que o erro não seja
diretamente seu, se alguém falhar a culpa também é sua. Então, assuma a
responsabilidade, seja leal aos seus colegas e honre o sentimento de grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário